terça-feira, 13 de novembro de 2007

Como engordei: o pesadelo do hipotireoidismo

Sempre tive um corpo normal, nem gorda nem magra.O ano de 2003 foi o ano da reviravolta; comecei o ano com 50 kgs e terminei com 59kgs. Além do aumento de peso, andava muito irritada, deprimida, nada me deixava feliz. Tinha muitas dores de cabeça. Mas o que me levou ao médico foi um quadro de forte labirintite; cheguei ao ponto de não poder andar de ônibus, ou sair de casa sozinha, pois não enxergava um palmo à minha frente.

Foram 6 meses de exames, e dietas que não davam resultado. E o pior, engordei 9 kg sem ter mudado em nada minha alimentação.

Até que cheguei ao consultório do endocrinologista, em agosto de 2004. Foram mais três meses de variados exames de sangue. Ele estava achando estranho que nos meus exames hormonais, o t3 e o t4 estavam alterados. Finalmente chegamos ao diagnóstico: hipotireoidismo.

O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção pela tireóide dos hormônios responsáveis pelo bom metabolismo. Por isso, com o metabolismo baixo, engordei sem mudar minha alimentação. Esta doença não tem cura, mas pode ser controlada através de hormônios artificiais.

Comecei a tomar os hormônios, mas a dieta era uma coisa inusitada na minha vida. Nunca fui escrava de dietas, e nunca praticava exercícios físicos. Não engordei mais, já que meus hormônios estavam estabilizados, porém não emagreci.

No início deste ano resolvi dar um jeito nessa bagunça que se tornou minha saúde. Procurei uma nutricionista e comecei a perder peso. Mas logo estacionei, pois não fazia exercícios; não tinha tempo por causa da monografia. Me formei em agosto, e comecei a estudar para a prova para entrar no mestrado. Entrei em uma academia e vi que gosto do coisa. Vou de segunda a sábado!!! Faço aulas variadas. Emagreci 4Kg! Estou pesando 55kg agora!!! e o melhor: PASSEI NO MESTRADO!!! Com minha saúde equilibrada, tive mais ânimo, resistência e motivação para estudar. Incrível como os resultados mudaram minha vida também no aspecto profissional!

Minha avaliação da academia me motivou. Não estou no meu peso ideal, mas estou me sentindo uma pessoa muito mais saudável. O segredo é conter a ansiedade; um corpo bonito não se consegue de um dia para outro! Nada de fazer dietas milagrosas! Meu objetivo é emagrecer com saúde, nem que isso leve décadas!!! Paciência é tudo para o sucesso de uma dieta. Ainda não estou como era a 5 anos atrás, mas já estou muito feliz com os resultados. Meu lema é 1 kg de cada vez!!!

Se vc está tendo problemas para emagrecer, procure um endrocrinologista e peça para fazer o exame de t3 e t4. Elimine logo a possibilidade de vc ter hipotireoidismo. A seguir coloco algumas informações que tirei do site do dr. Drauzio Varella.



Hipotireoidismo

A tireóide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens.

Sintomas:
·Cansaço
·Depressão
·Adinamia (falta de iniciativa)
·Pele seca e fria
·Prisão de ventre
·Diminuição da freqüência cardíaca
·Decréscimo da atividade cerebral
·Voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação
·Mixedema (inchaço duro)
·Diminuição do apetite
·Sonolência
·Reflexos mais vagarosos
·Intolerância ao frio
·Alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

FONTE: http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=48

33 comentários:

Nikki disse...

oi laura!!! adorei o teu post!! além de contar a tua história tu ainda deu informações sobre o hipot e ainda motivou as pessoas a procurar o exame... é isso aí!
tenho certeza que tomando teu medicamento pra hipo e fazendo uma dieta legal com a tua academia as coisas vão melhorar muito e tu vai voltar ao teu antigo peso, só não pode desanimar né!!!

entao faremos essa jornada juntas! to te linkando tb!!

beijos amiga e força sempre!

Camilla Luck disse...

Oi Laura...Te linkei tb,vou te acompanhar..Nossa vc já está quese com seu peso de antes hein,mas inada bem que vc não engordou muito com todos esse problemas,tem casos na minha família,e as pessoas são bem gordas mesmo!!!Mas vc vai conseguir sim,e não duvide que vai ficar melhor do que era antes!!!Beijão

c. maria disse...

Olá Laura,
Procurando informações sobre hipot. cheguei até aqui.Gostei do seu depoimento.Descobri que tinha a doença a um ano e atualmente faço tratamento.Estou trilhando o mesmo caminho.Tentando manter dieta alimentar e exercícios regularmente me sinto bem melhor quando consigo manter a regularidade.Ainda tenho muitas dúvidas com relação a dieta alimentar correta não só para não engordar(já que nunca fui gorda.Tenho pavor!!!!),mas pra um melhor aproveitamento da medicação que tomo.Hoje sei + ou - que cálcio, soja e fibras diminuem a absorção da medicação.Sei também que o horário de tomá-la deve ser mantido de forma rígida.Nada disso foi dito a mim por médicos.Foi fuçando mesmo.Mas com relação aos inchaços que tenho em função dos excessos que acabo cometento em festas ou porque passo do horário correto de tomar o remédio qdo saio e chego um pouco mais tarde...
enfim ...tenho ainda muitas dúvidas!E gostaria de deixar uma idéia no ar.Diante do aumento de casos de hipot.vc poderia nos manter informadas sobre a melhor forma de tratar a doença e desta forma melhorar a qualidade de vida das pessoas que buscam informação sobre ela,como eu.Estarei sempre te visitando.Bjs e muita saúde!

Evaristo Pereira disse...

Oi Laurinha,

Acabei de descobrir que tenho hipotireoidismo, ontém, e cofesso que estou bem assustado.
Há aproximadamente quatro anos venho notando deficiências no meu metabolismo já senti todos os sintomas, só não engordei, e o estopim foi o meu colesterol que alcançou o numeral de 341mg/dl enquanto que o alto risco é a partir de 240mg/dl.
já havia procurado todos os especialistas possíveis procurando saber o porquê dos meus incômodos e finalmente meu urologista me falou para fazer o teste de TSH. A grande surpresa foi 550,30mcUI/ml enquanto as taxas deveriam estar entre 0,5 a 5,00 mcUI/ml.
Pratico bastante atividade física e minha dieta e exemplar, tenho porte atlético e não engordei nem 1 kg se quer e todos os especialistas ignoraram o hipotireoidismo, fica então meu relato para que os homens tb devam fazer o exame de TSH juntamente ao exame de sangue pois o efeito sobre o metabolismo é realmente desconfortável e perigoso.
Vou escrever sobre o assunto no meu blog tb, pois, devemos divulgar esta enfermidade e ajudar as pessoas a se informarem sobre o assunto.
Meu blog é o http://conversadehospicio.blogspot.com/, aproveita pra fazer uma visita lá.
Grande abraço e mt saúde!!

Unknown disse...

oi laura tudo bem, se puder me escrever, me chamo Beth, meu e-mail é bethi-alves@hotmail.com, eu na verdade tenho problema de tireoide, mas ainda o médico nao quer me dar o remedio, quer esperar que o quadro saia do normal, vamos dizer assim.
o problema é que engordei 8 kg esse ano e tá dificil de perde-los, queria saber uma coisa, vc acha que se na época que vc nao tinha descoberto ainda o hipo, tivesse feito dietas e exercicio vc teria perdido algo? minha duvida é, quem tem hipo consegue perder, mesmo que mais lentamente que os outros, peso? se puder me ajudar... pois enquanto nao tomo a medicação queria um animo pra acreditar que poderei emagrecer, mesmo que devagar!
obrigada

Geny disse...

Oi Laura !
dese 2005 eu descobrique tenho problema de hipotireodismo. estou engordando muito. já fui ao nutricionista e faço hidro. já emagreci muito e voltei a engordar novamente. me ajude por favor.

Daii Leme disse...

Oi Laura eu tbm descobri que estou com hipot. só que eu engordei 20kgs em 3 meses, minha mãe achou que eu estava grávida por que a minha barriga ficou muito grande e dura por conta da constipação e eu tinha uma alimentação normal para ter engordado tanto, no começo ela não queria me deixar ir em um endocrino pois ela achava que ele ia me dar veneno de rato (fórmula) durante os 4 meses que esperei para ser atendida consegui convence-la pois engordei mais 10kgs, eu fiquei muito deprimida até pq eu não entrava em nenhuma roupa minha, no ano anterior tinha ganhado como miss primavera da minha escola e bumm virei miss baleia rs mas comecei o tratamento a cerca de 20 dias e emagreci admiráveis 2 kgs, perder os trinta que ganhei será bem difícil, mas não vou desistir, não precisei fazer dieta pois sempre comi muitas verduras legumes e frutas .. agora que estou fazendo o tratamento sinto a diferença principalmente no humor, adorei seu post e logo estaremos no nosso peso original ^^ beijinhos

Selo Unicef - Quiterianópolis disse...

Oi, Laura!
Estou até emocionada com a sua história, pq, na verdade, parece que vc não falava sobre vc e sim sobre mim. A tua história e a minha são idênticas, mas somente até o ponto do desespero para emagrecer, pq até agora estou tentando fazer uma atividade fisica e não consigo conciliá-la com a minha rotina mas já me prometi que deste mês não passa.Eu pesava 48kg e agora peso 57kg. Vc deve imaginar o meu desespero!!! Já perdi o sono diversas vezes pq eu não aceito a mudança brusca no meu corpo. O pior é que parece mentira, parece que só quem entende o sofrimento e as frustrações que nós sentimos é o nosso médico, e as outras pessoas que sofrem do mesmo mal. Passo dias sem comer e só piora tudo, pq não emagreço nenhum quilo e ainda deixo meu metabolismo mais lento, mas fico desesperada quando visto uma roupa!!!
Ler o que vc escreveu me dá um alento, uma esperança de que eu tb posso perder alguns quilos.
Muito obrigada!
Lili

Anônimo disse...

oi laurinha td bem me chamo hellen e a mais ou mesmo 4 anos descobri que tenho hipo é mt ruim pela forma absurda que nos que tenhos este problema engordamos, eu pesava 60k hoje peso 90k mas de uma coisa vc pode ter certeza desistir nunca tive bebe a 1ano e9 meses ainda amamento quando parar de amamemtar voltarei com o tratamento e em nome de jesus voltarei ao meu peso antigo,se par os medicos naõ tem jeito pra jesus tem eu creio nisto vamos só ter fé pois naõ á amor maior que o do pai.bjaõ laurinha juntas conseguiremos e obrigada pela sua atitude

Lalinha Bueno disse...

Laurinha, eu sou a Lalinha.. e descobri a pouco tempo que tenho tb hipotiroidismo.. nossa procurando no google mais informações cheguei até seu blog, gostei mto flor.. vc realmente respondeu minha pergunta sobre emagrecer.. agora sim me empolguei.. estou justo com 59 :S

mto obrigada flor.. bjão!!!

www.caminhosdooeste.blogspot.com
ou
lalinhaorkut@hotmail.com

bjo

Unknown disse...

oi laura , sou personal trainer de uma aluna com hipotireoidismo, gostaria de saber qual foi o seu treino nos 6 primeiros meses apoa saber q tinha hipotireoidismo, pois adorei seu relato. planejei um treino mais aerobio q anaerobio, confesso q vou acompanhar 2 semanas á um mes para ver o resultado no peso e no condicionamento da alunae daí fazer mudanças ou ñ

obrigado, abraço.

Unknown disse...

ola laura!!!gostei muito do seu comentario, eu tambem tenho hipotiroidismo tenho49anos estou pesando105quilos tomo puram t4de100mg estou 30quilos acima do meu pesso minha altura1mt60 olha a minha situacao, me sinto muito triste com isso, para mim esta sendo muito dificio , beijos

jeane disse...

Oi Laura. Tenho hipo há 09 anos e adorei sua idéia de relatar seu problema. Percebemos assim que não estamos sós.Tenho 39 anos e estou 16 kg acima do meu peso.Descobri no ano passado que estava tomando o remédio de maneira errada e que por causa disso não emagrecia e também não me livrava dos muitos problemas que a doença causa. No final de 2009,12 kg mais magra, estou com o hipo ainda um pouco descontrolado.
Cheguei a diminuir a dosagem (125 para 100 mg)por causa da perda de peso mas tive que voltar a dose antiga. Cada dia sinto uma coisa diferente,mas a endocino me falou que tem um período de adaptação.Então, a mensagem que deixo é que é preciso lutar todos os dias, não desistir porque emagrecer é possível. Faço meia hora de exercícios (no mínimo,pois tem dia que me empolgo) todos os dias, tomo óleo de fígado de bacalhau (arg!!), a primeira coisa que faço quando abro os olhos é tomar meu remédio com agua (100 ml),respeitando o período de 01h antes da primeira refeição.Quando fico tonta deito,quando fico triste ligo o rádio, quando sinto palpitações respiro fundo e espero passar.Estou melhorando a cada dia e disciplina é a receita para melhorar.Acho que não se fala muito sobre isso porque está associada com preguiça, excesso de peso,letargia,hipocondríaca,etc. Precisamos falar mais sobre ela, suas causas, sintomas e as melhores maneiras de viver bem com ela. Att. jeane denadi@gmail.com

Carla disse...

Oii Laura...
adorei o post... eu tbm tenho hipo.. tenho sofrido muito com isso.. engordei d+ em pouco tempo, no começo fiquei desesperada.. porem agora estou indo a academia e fazendo uma dieta... so oq me mata é o chocolate!!! kkk
d qlq forma.. melhoras!! e parabens!

Anônimo disse...

Oi Laura,

Gostei muito da sua história. Estou vivendo um pesadelo com a hipo. Sempre fui magra e á 4 anos sofro uma constante no peso e ainda não cheguei ao peso ideal. Meu marido me despreza totalmente quando estou inchada e acima do peso. Hoje faltam 4kg para voltar ao ideal. Realmente os médicos não falam tudo sobre a doença, o negócio é buscar e divulgar o conhecemos. O mal vem atacando não somente o lado físico e sim o pior, o emocional.... Vamos á luta meninas, desânimo jamais!
Beijos, Andréa.

Unknown disse...

Olá Laura

Descobri o teu blog e adorei. Sofro de hipotiroidismo há cerca de 15 anos. Apesar da medicação, a perda de peso não tem sido significativa. É frustrante, mas fico "feliz" por saber que há imensa gente nesta luta.
Força!

Wanessa Ramos disse...

laura,como foi que tu emagreceu?eu tenho hipo e preciso urgente emagrecer,anota meu email:wanessa_ramos19@hotmail.com

Camila Rodrigues disse...

Oi Laura,
Fui a uma endócrinologista hoje e pedi exames para saber se tenho hipotiroidismo.Acho que as chances de eu ter são muito grandes, pois tenho alimentação balanceada e faço musculação, só que desde o começo deste ano eu engordei nove quilos!
A endócrino me passou uma dieta de emagrecimento e eu me surpreendi ao reparar que ela é bastante parecida com a minha alimentação normal! Não sei o que eu poderei fazer para emagrecer, mais do que eu faço não posso... morrerei de fome ou passarei o dia na academia! o que eu faço?

Debora Dyskant disse...

Oi Laura tudo bom?

Acabo de descobrir também que tenho hipot. Estou bem assustada e com muito medo dos sintomas. Ainda não percebi ter engordado, mas notei outros sintomas (não sei se ainda é psicológico ou não) como anemia e desanimo. Você sabe quanto tempo demora para os sintomas aparecerem? O tratamento com remédios pode prevenir?

Bjs e força sempre!

Unknown disse...

Oiii Laura

Eu tbem tenho hipo, descobri agora em dezembro de 2010. Tomo o Puran 25mg, já fiz os exames novamente é os niveis de TSH e T4 estão normais, portanto ainda tomo , me sindo muito bem com ele, as o dificil mesmo e emagrecer, hj estou com 66kg sendo que o meu ideal para me dentir bem é 54., vc pode me passar a sua dieta???
luciane@transportestce.com.br
Bjss e força para nósss

B disse...

Oi, Laura! Estava pesquisando sobre hipotireoidismo e encontrei esse seu post. Achei bem legal, porque me identifiquei em tudo!Aconteceu a mesma coisa comigo em 2005, em 1 ano engordei 10kg e até o ano passado mais 9kg, mas em 2005 tive muitos problemas emocionais e acrdito que possa ter sido o desencadeador, além de um remédio que eu tomava na época que engordava mesmo; entrei em desespero e fui pra academia, perdi 5kg e relaxei, porque não é muito estimulante pra mim já que dou um duro "do caramba" pra treinar e demoro muito pra ter resultado. Em 2005 cheguei a fazer uma dosagem hormonal, que acusou um hipertireoidismo compensatório provavelmente, já que 3 meses depois as taxas estavam normalizadas! Não fiz mais exames e continuei engordando, faço dieta, tomo remédio (fitoterápico) e não adianta, não emagreço; agora cismei em repetir os exames, porque estou chateada por mesmo treinando pesado, quase não consigo perder peso, levei 4 meses pra perder esses 5kg! Tenho alguns dos sintomas, mas também alguns deles sempre tive, outros adquiri nesse tempo de distúrbio hormonal! Vou tentar mais uma vez me estimular com as dietas e os treinos! Será que você não tem algo que possa me dizer pra me estimular? Obrigada, Laura. Beijos, Bianca.

Luci disse...

ola laura... eu também tenho hipotireoidismo e sou seguida regularmente pelo médico... no dia 3 de março de 2011 numa aula falamos de hipotireoismo e apesar de eu já ter bastante informação acerca desta doença, não sabia pontos muito importantes tais como os sinais ou sintomas, como lhe quisermos chamar... apenas nessa aula tive conhecimento de aspectos que estranhava no meu dia a dia e que aconteciam comigo... quero muito emagrecer... mas falta de estimulo é um mal muito grave... que tudo corra bem em sua vida

silvana tertuliano disse...

Ola,gente estou lendo tdo sobre hipo..pois eu a tenho tbem... operei da tireoide em 1998,foram retiradas tdas as glandulas....fiquei com falta de calcio no osso ..em seguida hipotiroidismo..tenho muitas caimbras... e agora ando passando muito mal.... ja fui duas vezes as preças para hospital..pois minhas maos..estavam travadas....sempre estou mau...... faço tratamento..ja ha 13 anos mais meu medico nunca me ajuda..agora mudei de medico para que eli possa me ajudar... sempre que vou para hospital..preciso de reposiçao de calcio..nossa tenho a sençaçao que vou morrer ...me ajudem que tem os mesmos sintomas que eu..me mandem email...silvanatertuliano@hotmail.com..agradeço.........pois tenho filho pequeno nao sei mais o que fazer ..hj mesmo..estou com tonturas..calafrios..preçao baixa..enfim muito mau..bjus

Unknown disse...

oi Laura,meu nome é Thatha tenho hipotiroidismo e descobri faz dois anos e pode crer sei as dificuldade q nos com hipotiroidismo passamos no
sso emocional parece montanha russa tem hora que da vontade de desistir.Mas voltando quando descobri estava com 99kg e fafia academia e ate semana passada xeguei a 72 mas foi um final de semana atrbulado e passei nervoso engordei 3kg so q eu nunca fui magra parabéns pela sua força e q Deus nos ajude a controla a tiride e o peso.bjos boa sorte

Anônimo disse...

oi Laura, pesquisando sobre dieta para hipoireoidismo, encontrei suas confissões! Descobri que tenho hipo mês passado, tinha engordado 08kg durante o ano passado, mesmo com a mesma alimentação de sempre, nunca fui gorda e tenho pavor de engordar, já perdi 05kg, mas está difícil perder o restante, como pouco, faço sauna quase todos os dias, vou começar a fazer pilates, estou tomando LEVOID 50mcg, a médica disse ele tambem iria me ajudar a emagrecer, mas só o estou tomando há dez dias e ainda me sinto bantante inchada. Meu email é maniltasalves@hotmail.com
Abraços.
Nilta.

gustavo disse...

eu descobri..que tenho essa doença a uma semana esotu muito triste ...pq tenho medo de não imagrecer ...com seu depoimento estou mais motivado ...muito obrigado laura !!

Anônimo disse...

Olá! Tudo bem? gostei muito do seu post e me identifiquei mto.
Na verdade, descobri que tenho hipo há mais ou menos 1 mês. Tomo remedios, durante esse tempo, mas me sinto ainda cansada.
Isso está afetando meu mestrado, pois estou sem ãnimo para produzir texto.
C quanto tempo vc sentiu que não tinha mais sintomas?
Att,
Mirelly

ivonete disse...

oi, LAURA!!!descobri no inicio desse ano que tenho hipo e estou arrasada com o meu ganho de peso sempre fui muito preocupada com corpo, estou muito triste e quero muito emagrecer. Boa sorte pra todas nós que adquirismo esse mal...

ivonete disse...

oi , laura estou arrasa com esse mal que eu descobri no inicio do ano, boa sorte pra todas nós.

Anônimo disse...

isabela nielsen : obrigada pela dica vou fazer meus exames

isabela nielsen disse...

isabela nielsen sinto a mesma sensação vou procurar um médico

Anônimo disse...

Olá...
então acabei de descobrir que tenho hipo tbém, engordar muito pouco tipo uns 2kilos mais o que tá realmente incomodando é esse sono e cansaço extremos, nossa como é ruim hem!!?

Unknown disse...

alguem de vcs com hipo inchou o tornozelo???o meu ta bem inchadinho e minha tireóide estava abaixo de 10 ou seja n muito alta!to apavorada pois tomo puran 25mg a 1 mes e ainda n desinchou!